Inicio / Mundo / Recife terá ações preventivas contra febre amarela no Carnaval

Recife terá ações preventivas contra febre amarela no Carnaval

Bonito. 31 de Janeiro de 2018. Atualizado às 12h02

O Carnaval do Recife não contará com ações maiores acerca da febre amarela. O foco ficará na prevenção, voltado para visitantes e quem sai do Estado. Esse e outros detalhes foram anunciados na manhã desta terça-feira (30), durante coletiva de imprensa com diversos secretários municipais sobre as ações previstas para o período de folia na Capital.

“Recife faz parte de uma região grande (Nordeste) em que não há evidências da transmissão do vírus da febre amarela. A gente vai fazer um trabalho voltado ao visitante oriundo de uma área de risco”, disse o secretário municipal de Saúde, Jailson Correia. Ainda no âmbito da saúde, o gestor relatou que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) irá ter sua maior operação em 2018. “Serão 32 ambulâncias, 28 motolâncias, inclusive com plantão noturno e dois helicópteros”, explanou. O Samu terá bases em diversos polos da Capital, contando com um posto médico avançado na avenida Alfredo Lisboa, no Bairro do Recife.

No caso do Galo da Madrugada, o serviço ficará montado em cinco pontos, dispostos ao longo do percurso do bloco. Os postos estarão na Praça Sérgio Loreto; Pátio do Carmo; avenida Dantas Barreto, em frente ao Edifício San Rafael; rua Matias de Albuquerque, na calçada do Edifício Trianon; praça da Independência e na Estação Central do Metrô. As policlínicas municipais ficarão abertas 24 horas durante o período carnavalesco. A Secretaria também manterá atenção para a questão sexual, com a distribuição de preservativos e lubrificantes e a realização de testes de HIV e Sífilis, em postos localizados na Praça do Arsenal e no Ibura, Zona Sul do Recife.

Turismo e Lazer
A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer irá montar a Central do Carnaval, no Bairro do Recife. Localizada na rua do Observatório, ela é dividida em duas partes – a Arena Gastronômica, com 11 restaurantes diferentes, funcionando das 16h às 2h; e a Central de Serviços, com setores de achados e perdidos, informações, farmácia e caixas eletrônicos, por exemplo, disponível até a 0h.

Já as crianças terão o Polo Infantil, montado no shopping Paco Alfandega e aberto das 15h às 21h, com shows dedicados à garotada. Importante destacar que os menores devem estar acompanhados dos pais e/ou responsáveis. O público também poderá ter sua caricatura, através dos cartunistas espalhados em dois locais estratégicos: a avenida Rio Branco e a rua do Observatório, bem em frente à Central de Serviços. A ação é totalmente gratuita.

Quem vem de fora será recepcionado por inúmeros artistas e agremiações, aproximando os turistas da cultura local. A ação será realizada no Aeroporto dos Guararapes, na Imbiribeira; no Terminal Integrado de Passageiros, que fica no Curado; e no Terminal Portuário, localizado no Recife Antigo.

Procurando informações? A Prefeitura reforça a presença do Centro de Atendimento ao Turista (CATS) terá uma versão móvel, estacionada próximo à Central do Carnaval; e um reforço no horário do CATS do Shopping Recife na sexta e sábado – domingo a terça, fica fechado. De acordo com a Associação Brasileira de Hotéis, mais de 95% da rede hospedeira da cidade deverá estar ocupada.

Outras ações
A Autarquia de Limpeza Urbana (Emlurb) montará uma força-tarefa, composta por mil garis. Todos os polos da cidade, sejam os principais ou os periféricos, terão mutirões de limpeza. A Emlurb estima que 400 toneladas de lixo serão recolhidas das ruas.

As pessoas com necessidades especiais que desejam ver o Galo da Madrugada irão contar com o Camarote da Acessibilidade. Com capacidade para 400 pessoas, a ação já existe há oito anos. Interessados devem se inscrever por telefone até o dia 2 de fevereiro, das 9h às 12h, e das 13h às 16h, através do número 3355 8645.

O público LGBT ganhará uma noite especial, dedicada à artistas do segmento. O show ficará no Pátio de São Pedro.

Por fim, 210 pessoas da cidade se tornarão empreendedoras, revendendo quitutes nos polos. No caso dos pontos de festa descentralizados, 90 profissionais irão garantir comida e bebida, gerando renda na própria comunidade.

Fonte: Folha de PE

Apoio:

Shop do Produtor
 Venha conferir o show de promoções do Shop do Produtor em Bonito.
A linha de irrigação com 20% de desconto durante os próximos 15 dias.
Fone: 81 3737-1484

 

Sobre Jobson

Tente

Moradores têm casas invadidas e ruas ficam alagadas pelas chuvas em Bezerros

Bonito, 21 de Fevereiro de 2018. Atualizado às 08h06 Fortes chuvas atingiram a cidade de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *